Thursday, May 14, 2009

Sr.ª Olindina

Hoje, nas minhas andanças diárias, vi uma mulher com uma trouxa à cabeça. Comentário do jovem que me acompanhava: "Esta é que é maluca! Andar com uma coisa à cabeça!" Para mim ainda é comum, porque estabelece continuidade com a minha infância: as mulheres transportavam as cargas à cabeça e os homens às costas: porque é que os homens não transportam sacos à cabeça e as mulheres não transportam as cargas às costas? Não sei bem a resposta. Intuo que será uma questão de peso. Os homens transportavam mais peso do que as mulheres e não será fácil andar com muito peso à cabeça. Mas assim era. As mulheres faziam uma rodilha com um pano que punham no "cucuruto" da cabeça e depois instalavam a carga. Mantêm o equilíbrio e andam com as mãos soltas. É uma posição muito natural e distribuem a carga por todo o corpo. Também as peixeiras traziam assim as canastras. Lembro-me bem da nossa peixeira, a Sr.ª Olindina. Chegava pelo meio da manhã. Pousava a canastra e destapava-a tirando o pano molhado que ajudava a manter o peixe fresco. Este estava acamado, com folhas de fetos no fundo, e cubos de gelo que se iam desfazendo com o calor. O pano era passado por água fresca nas casas onde passava. Ao sábado vinha outra senhora que trazia tremoços, azeitonas e caramilos. Era uma festa lá em casa!

1 comment:

Anonymous said...

Ao referires as tuas recordações, que também são as minhas(embora os anos mais tarde)ainda hoje presenciei uma imagem dessa, uma senhora a empoleirar no "curuto" da cabeça um saco, mas agora do "Lidl" e sem rodilha (esta era para mim um mistério olhava com toda a atenção a forma como o pano de entrelaçava nos dedos grossos mas habeis da Salina que depois me a ponha na cabeça para eu lá levar uma jiga à minha medida desde o quintal até à adega na altura das vindimas...)e lá foi a senhora de saco de plástico na cabeça de braços livres para o autocarro...