Sunday, October 04, 2009

outros tempos


Sinto, com cada vez mais premência, que já não tenho idade para correr atrás do tempo. Para encher de factos, acontecimentos, actividades o tempo que se esgota como a areia que descai na passagem estreita e discreta da ampulheta. Prefiro antes conquistar o tempo ao tempo para calmamente ver a areia a cair.
Quando como hoje, felizmente, tenho a oportunidade de ir até ao interior de Portugal, se se pode chamar interior a 100 km de distância da costa, sinto que a vida, somatório de tempo percorrido, faz outro sentido. Apesar da globalidade, que se traduz em conectividade de qualquer com qualquer parte do mundo, existe realmente um modo mais verdadeiro de viver, no qual a contagem do tempo, deixa de ter, ou pelo menos, tem outro sentido.
Porque desafiamos o tempo nas correrias que empreendemos nas cidades? Será que ainda não entendemos que Einstein tinha razão - que a velocidade encurta o tempo?

1 comment:

Garganta Funda said...

Friedrich Nietzsche, filosófo e filólogo alemão, nascido a 15 de Outubro de 1844 em Rocken, falecido a 25 de Agosto de 1900 em Weimar, pensou e escreveu muito. Muito mesmo. Vale a pena "ouvi-lo"; vale a pena pensarem, primas, nesta frase relacionada precisamente com o tempo: "A vontade é impotente perante o que está por detrás dela. Não poder destruir o tempo, nem a avidez transbordante do tempo, é a angústia mais solitária vontade" [Assim Falava Zaratrustra]. O texto que serviu de pretexto para transmitir esta ideia está muito bom.