Sunday, May 23, 2010

em torno de um livro

Peguei no livro, no silêncio da casa e li sobre o amor. Sobre o amor fleumático. Aquele amor egoísta, no dizer de Clawdia Cauchat, que a única coisa que almeja é o enriquecimento de nós próprios. Um amor que sabe esperar, mesmo que a espera seja em vão e faz dela um processo de conhecimento humano. “ Podemos falar de dedicação egoísta ou de egoísmo dedicado”, diz Hans Castorp, embora a fronteira entre os dois seja muito ténue. Enquanto o primeiro se aproxima da paixão, que gera o ciúme, que exige a posse, o segundo é paradoxalmente altruísta e egoísta: altruísta porque não exige exclusividade e está centrado no sentimento, no que ele desencadeia; egoísta porque, estando centrado no sentimento, se interessa apenas pelos efeitos do processo no enriquecimento individual daquele que ama.

2 comments:

Anonymous said...

gostava que fosse publicado o título do livro.gostava de o adquirir para o ler no silêncio ou no movimento do metro interessa ler.agradeço

maria said...

A Montanha Mágica de Thomas Mann. Um grande livro. Talvez não seja adequado para o metro porque pesa talvez, 500 gramas.