Sunday, April 01, 2007

dignidade

Do debate que ouço, ainda neste momento em “ Um certo olhar”, uma frase de Jorge Wemens reteve-me a atenção e sugere este comentário. Sobre a falta de dignidade humana, sobre o pouco valor que cada homem dá a si próprio, neste caso comentando a situação desumana a que se sujeitaram os trabalhadores portugueses em Espanha: viviam, sem se questionarem, a troco de cama, tabaco e meninas. Ele dizia que a falta de respeito por eles próprios decorre da falta de devolução social de uma imagem digna. Como se a sociedade fosse um espelho. Como se nós fossemos o espelho que devolve a imagem de grandeza e dignidade aos outros. Assim mesmo. Também assim penso. A auto-estima e a confiança de cada um depende da força e do respeito que a sociedade lhe demonstra. Uma sociedade que se limita a devolver-lhe, como necessidades básicas dormida, tabaco e meninas é uma sociedade visivelmente doente, especialmente podre e desequilibrada.

A “minha” imagem grande de pessoa humana é aquela que “tu” ajudas a construir. Quanto maior e melhor for, melhor serei. E a ela não podem nunca estar alheios valores de respeito pela individualidade, pela liberdade e pela diferença. Valores de democracia e de igualdade de direitos e deveres.

2 comments:

Anonymous said...

... além disso, se lhes pagam assim é porque as meninas, os cigarros e a cama devem valer menos que um salário justo. Caso contrário pagavam-no. Portanto as meninas devem ser pagas com pancada, os cigarros devem ser de contrabando e a cama deve ser um caixote!

E o "espelho" [social] está deformado...

Há crianças de seis anos a unir os gomos das bolas da Nike em cavernas das Filipinas por um euro semanal para vender aos nossos filhos.

Não vejo como endireitar esta _________ !

Anonymous said...

MERDA! pode escreve porque é mesmo uma MERDA!!!!!!