Tuesday, February 26, 2008

infinitamente

A noite chega e nada importa. O dia passou entre esperas, compras, cozinhas, textos, filas de trânsito, o dia passou

Nada importa, porque a vida está muito para além disso: está no espaço que a gente consegue abrir dentro de nós – sempre o espaço e o tempo –

A respiração é suave e completa embora o ar não seja puro… mas será também esta a nossa condição,

não importa – tudo depende do espaço que conseguimos criar cá dentro. O infinito, o infinitamente pequeno, contraditoriamente - infinito e pequeno - por isso infinitamente grande.

Monday, February 25, 2008

Caranguejos

Comentava hoje à hora de almoço que um dos nossos (portugueses) principais problemas é que queremos um emprego para toda a vida, uma casa para toda a vida, um marido ou uma mulher para toda a vida---- com isto somos incapazes de aceitar desafios ou correr riscos e cedo "calçamos as pantufas".

Sunday, February 24, 2008

A Magnólia

A exaltação do mínimo,

e o magnífico relâmpago

do acontecimento mestre

restituem-me a forma

o meu resplendor.


Um diminuto berço me recolhe

onde a palavra se elide

na matéria – na metáfora -

necessária, e leve, a cada um

onde se ecoa e se resvala.


A Magnólia,

o som que se desenvolve nela

quando pronunciada,

é um exilado aroma

perdido na tempestade,


um mínimo ente magnífico

desfolhando relâmpagos

sobre mim.


Luísa Neto Jorge

Poesia, 1960-1889



Ainda porque as magnólias enquadram os nossos dias de inverno.

Saturday, February 23, 2008

magnólias

As magnólias já lá estão. Depois do apelo de Graça Dias, traduzido no semanário de maior tiragem no país, choveram as magnólias para o pátio da Capela Mortuária de Santa Eulália, em Oliveira do Douro, projectada por José Fernando Gonçalves. Ainda pequenas, esgueiram-se para o céu e mostram as pétalas brancas e oxidadas caídas de dias no relvado. Era assim que as queria o arquitecto: pétalas brancas, puras que morrem no chão, na terra, para descanso dos olhos dos que enterram os seus mortos. Símbolos, simples e despretensiosos que nos agarram à vida nas horas de viver outras mortes.

Foi deste modo que hoje de manhã as conheci: a capela mortuária de Santa Eulália e a Capela de Quebrantões. Na pacificidade conquistada aos subúrbios, estas obras levantaram um turbilhão de perguntas e de reflexões: sobre a arquitectura, sobre o exercício da profissão, sobre as cidades e os subúrbios, sobre a morte e sobre a vida…em sábado de manhã.

No próximo dia 5 de Abril a Cultour vai com o arquitecto reconhecer estes lugares.

Sweeney Todd




Eu até nem gostava muito do Tim Burton. Eu até nem gosto muito de sangue. Eu até não gostava nada de musicais. Eu até fui convertida até às unhas e cabelos. E quero só que vão ver o filme por favor, que ele é mesmo muito bom. E os actores também.

Thursday, February 21, 2008

intimidade

" Conie ficou a pensar: "Intimidade completa! Deveria querer dizer contar tudo à outra pessoa e a outra pessoa contar tudo também. Como deveria ser cansativa e doentia uma ligação em que cada um fosse capaz de se esquecer de si." O Amante de Lady Chaterly; D.H. Lawrence
Omitir é faltar à verdade? A intimidade implica contar tudo? A fidelidade implica abdicar da nossa intimidade pessoal?Até que ponto é importante a realização individual para o bom relacionamento a dois ou mesmo em grupo? Na actualidade este pensamento de Conie universaliza-se, no bom mas mais no mau sentido: no sentido egoísta, da desresponsabilização, na falta de investimento na verdade das relações.

Wednesday, February 20, 2008

descansos

Este novo look exerce sobre mim alguma atractividade. Embora não tenha tempo nem disposição para me pôr a filosofar, apetece-me chegar ao fim do dia e descansar os olhos na luminosidade do amarelo sobre o fundo negro... e daqui partir para outros mares.

Monday, February 18, 2008

TED - ideas worth spreading



TED

TED é um conjunto de conferências de download gratuito com as pessoas mais interessantes à face do globo. Há de tudo e do melhor. Como se tivessemos convidado os nossos amigos mais inteligentes para jantar. Para adquirir conhecimento, para manter o cérebro a trabalhar.

Sunday, February 17, 2008

novidades


O conta-mina mudou.
Deste modo ganhamos um novo alento para continuar com o mesmo conceito:
“Contamina - de contaminar; aquilo que contagia; por contacto ou por ideia; alastra...”
Sem preconceitos e sem pretensão: apenas para testemunhar a vida, feita de filmes, de livros, de pensamentos, de exposições, de viagens, de trabalho.
Mas sempre em volta da arte.
Afinal o que é a arte? – a não ser esta acentuação vital que nos move para a procura da luz?
O preto no fundo é uma opção prática pela poupança energética.
Com a mudança apostamos também na vossa fidelidade.


Wednesday, February 13, 2008

Guiding- architects

É muito bom viver uma cidade de outro modo. Ainda que por poucos dias, fui reconhecer Roma do lado do utilizador, em trabalho... mas trabalho com prazer. As sessões de trabalho decorreram muito próximo do Panteão, na Praça do Colégio Romano no magnífico palácio Doria Pamphili. Daí percorremos as ruas próximas para inesquecíveis confraternizações à mesa. Destaco os Ristorante Maccheroni, na Piaza delle Copelle, a Enoteca Corso, na Via del Gesù e o Da Albino - il sardo all'angoletto na Via de la Lucce em Trastevere. A luz de Roma no Inverno é magnífica! O Campidoglio ao anoitecer, recortado no magnífico azul escuro do céu, onde os estorninhos pouco antes tinham executado graciosas danças, é inolvidável...
Sem máquina fotográfica recordarei apenas com a memória este fim de semana.
Foi o encontro anual dos Guidings-architects, este ano em Roma.

Friday, February 08, 2008

!!!

Hoje, contra o costume a televisão está ligada. Está a emitir aquele concurso, "Quem quer ser milionário?" À pergunta " Em 2005 os alemães elegeram uma mulher para chanceler, quem era?" Respostas possíveis: Leni Riefenstahl; Golda Meyer; Angela Merkel e outra qualquer evidência de que me esqueci. Diz a concorrente: " Não faço a mínima ideia." Recorreu à ajuda telefónica. Diz do outro lado perita escolhida " Diz, diz: eu acho que é a Angela Markel. Eu acho..."

Sunday, February 03, 2008

Candelária

"Candelária a rir o inverno está para vir.
Candelária a chorar o inverno está a acabar."

Hoje é dia da Senhora das Candeias. A Candelária está a rir: um dia de sol intenso e céu azul: o inverno está para vir.
Desde que me lembro, sempre este provérbio serviu para aferir o futuro, pela boca da Sr.ª Rosalina e agora pelo meu hábito em lembrá-la.

Saturday, February 02, 2008

PM

Preciso de escrever sobre a polémica à volta de Sócrates. A nova polémica que confirma cada vez mais a intuição de que os valores do país se estão a mudar para muito pior.

Independentemente da maneira como O Público pega no caso, que é evidentemente na perspectiva da caça às bruxas, o que é certo é que a conduta do PM é bem representativa do nosso comportamento em sociedade. O que interessa é estar legalmente limpo e não moralmente. O que interessa é que Sócrates não recebeu dinheiro pelas actividades que exerceu e não o modo como as exerceu. O que interessa é que Sócrates afirma que é autor dos projectos que assinou e não a (não) qualidade dos projectos que assinou. O que interessa é que, quando ele era responsável pelo alvará de uma empresa de construção civil, o Instituto da Construção e do Imobiliário ainda não tinha recusado o seu nome, por lhe faltar o certificado de habilitações e não o facto de ele saber que não poderia fazê-lo sem ele.

Quem é este Primeiro Ministro de aparência tão correcta? O que mais se esconde por trás dela? Ou será que esta conduta é actualmente tida como correcta? Que o interessa é ter a papelada em dia e as desculpas encadeadas para se viver na aparência de que se é correcto.