Saturday, February 02, 2008

PM

Preciso de escrever sobre a polémica à volta de Sócrates. A nova polémica que confirma cada vez mais a intuição de que os valores do país se estão a mudar para muito pior.

Independentemente da maneira como O Público pega no caso, que é evidentemente na perspectiva da caça às bruxas, o que é certo é que a conduta do PM é bem representativa do nosso comportamento em sociedade. O que interessa é estar legalmente limpo e não moralmente. O que interessa é que Sócrates não recebeu dinheiro pelas actividades que exerceu e não o modo como as exerceu. O que interessa é que Sócrates afirma que é autor dos projectos que assinou e não a (não) qualidade dos projectos que assinou. O que interessa é que, quando ele era responsável pelo alvará de uma empresa de construção civil, o Instituto da Construção e do Imobiliário ainda não tinha recusado o seu nome, por lhe faltar o certificado de habilitações e não o facto de ele saber que não poderia fazê-lo sem ele.

Quem é este Primeiro Ministro de aparência tão correcta? O que mais se esconde por trás dela? Ou será que esta conduta é actualmente tida como correcta? Que o interessa é ter a papelada em dia e as desculpas encadeadas para se viver na aparência de que se é correcto.

No comments: