Tuesday, July 22, 2008

redodendro

O rododendro é a designação comum às plantas do género Rhododendron, da família das eriáceas que reúne cerca de 850 espécies, entre elas a azálea e o loendro.

Resultado de uma primária busca destinada a investigar a diferença entre redodendro e loendro. Concluo que não estava tão errada como isso quando as confundia, porque essencialmente a distinção depende do porte. A azálea conheço-a bem, arbusto do meu jardim. Os loendros multiplicam-se nos separadores centrais das nossas vias rápidas e, pelos vistos, é também planta de culto lá para os lados de Vouzela. Terá entre 2 a 5 metros de altura. O redodendro parece-me que é aquela árvore bonita, aberta ao céu e aos olhos, em flores vermelhas, que nos cativou no passado sábado na Avenida da Boavista!

1 comment:

Anonymous said...

"Rhododendron" é o nome geral - existem mais de 1000 espécies."Rhododendron ponticum ssp baeticum" é o arbusto que floresce naturalmente ao longo da ribeira de Cambarinho, na serra do Caramulo (Vouzela), chamado loendro ou adelfeira,segundo placa informativa no local.L.