Monday, March 09, 2009

Revolucionary Road - Sam Mendes

De outro modo também me senti em casa. Todos os que vivem com outro estão muitas vezes muito perto da perfeição e muitas vezes muito perto da desagregação, da falta de respeito, da ruptura. O passo do amor ao ódio é demasiado próximo e o da integração à loucura também. Expressões como "Não és capaz de te calar?" ou, "Porque é que me contas?" ou momentos de paz podre (pequenos almoços idilicamente tensos) construídos artificialmente por cima dos escombros da discussão véspera, lembram-nos sempre qualquer coisa.
Independentemente da obra prima, decerto que não o é, porque muitos se perdem e desinteressam logo no início, quem consegue ultrapassar essa inércia inicial, muito leva que pensar.
Depois a última cena em que a pergunta "Porque não te calas?" é substituida pelo desligar do aparelho auditivo é, para mim, genial e encontrou eco em ternas lembranças familiares.
Kate Winslet é extremamente convincente e sólida. Leonardo de Cáprio tem em seu desfavor o ar infantil e leviano que não consegue iludir.

No comments: