Friday, November 09, 2007

individual e colectivo

A dissociação entre o eu colectivo e o eu individual. O eu individual espraia-se em individualismos enquanto que o eu colectivo se redime nos caminhos da reivindicação. Mais espaços verdes, mais equipamentos desportivos, mais qualidade ambiental, água e saneamento, um território ordenado. Mas quando estes mais implicam um menos para o eu individual (ista) a "porca torce o rabo". Tenho o saneamento à porta mas acabar com a minha fossa implica pagar uma ligação ao colector e pagar uma taxa mensal, por isso continuo com a minha fossa e a política colectiva que se faça no terreno do meu vizinho. A lei obriga, mas eu não faço, mas a lei obriga... e entretanto escrevo um artigo para o jornal a reivindicar quilómetros de rede para ter a tão famosa qualidade ambiental.
Desenvolvemos este tipo de esquizofrenia colectiva sem que isso perturbe a nossa paz, conseguindo construir, num plano completamente abstracto, uma filosofia distorcida de vida.

2 comments:

Ninguém said...

A questão não é aritmética, mas devia. Devia corresponder a uma espécie de tabuada dos nove, cuja multiplicação sucessiva conduzisse ao número pleno da coabitação. Se se inverter o sentido operativo obtemos a divisão ( uma forma regressiva, outra subtracção) e através dela atingimos o principio de supremacia do pequeno sobre o grande, da unidade sobre o conjunto, do Eu sobre o Nós.

Ninguém said...

Sentemos a uma mesa, em condomínio, sete representantes de qualquer causa comum. Não tardará a surgir a diplomacia do adiamento. Em caso de concórdia é melhor contar com a sabotagem e respectivas peripécias.
A diplomacia mundial está neste estado, ou não?