Friday, December 07, 2007

marcas do tempo

Aproxima-se o Natal a passos largos.
O ano passado, como adulta que sou, quase me esqueci da quadra. Fui duramente criticada pelos meus filhos. De um modo egoísta esqueci-me que eles precisam do Natal, do ambiente, das prendas, ainda que simbólicas. O Natal é também um símbolo que nos agarra à vida e aos outros. Que independentemente e para além das regras e do incentivo ao consumo tem outros significados e liberta da nossa mente sentimentos louváveis: solidariedade, comunhão, intensidade de sentimentos, que fazem falta na composição da história das nossas vidas.
No próximo fim de semana enfeitaremos a casa em conjunto para darmos início a uma quadra festiva, criando memórias que se perpetuarão para além das nossas perenes vidas.

1 comment:

Patrícia said...

Pois não devia esquecer-se do natal. Ainda por cima com a justificação de ser adulta!
Precisamente por ser adulta, devia ser permissiva com o natal. Lembrar-se, preparar-se com carinho, aderir ao espírito. E dar atenção ao pormenores, enfeitar os recantos da casa. Sabe que com esses seus gestos, com a vontade que colocar nesses gestos, ajudará a criar harmonia? Sabe que, lembrando-se do que significa de facto o natal, fará - até inconscientemente - bem aos outros?
Ás vezes, sem querer, esquecemo-nos de sermos bons para os outros. De sermos simpáticos, de dizermos bom dia, de dar um sorriso. Pelo menos que a data nos deixe mais sensíveis a esses pequenos gestos. Porque eles tornam os outros mais felizes. E isso, deve fazer-nos mais felizes também!
Lembre-se de alguém que não tenha grandes posses e faça-lhe discretamente uma oferta...Arrume os seus armários e dê as suas roupas que já não usa...E seja feliz naquilo que faz! Nos sorrisos que oferece! Nos segundos em que para para olhar as pessoas que consigo trabalham, para perceber como estão e o que realmente precisam de ouvir!
Pareço lamechas bem sei...
Mas a verdade é que acredito que estas pequenas coisas fazem a diferença em nós e nos outros...
E acredite que tento celebrar o "natal" várias vezes por ano. Ajuda-me a ser uma pessoa melhor. E isso faz-me sentir bem.