Monday, December 24, 2007

A nossa história de Natal

De malas e mentes prontas para rumarmos a Viana para passar o Natal com o lado paterno da família dos meus filhos. O Natal estava já composto, imaginado.
Porém um telefonema aflito e atordoado de uma Avó à deriva decidiu a ida precoce. O Avô estava novamente internado no hospital. Ela estava muito confusa e não sabia bem o que se tinha passado. As compras de natal, o bulício, a obrigatoriedade de preparar a consoada em família e a solidão fizeram-na mingar, encolher perante a vida que jorra em catadupas a um ritmo que já não lhe é confortável.
No domingo, antevéspera de Natal sem projectos mas com um destino fixo, fomos a Viana - os quatro. Esperamos a hora da visita para reencontrar o Avô. Os três de cá de casa e a Avó, aqueles que partilham do seu sangue, foram vê-lo. A primeira foi a Joana, recebida por um espantado " Tu! O que fazes aqui?". No dizer deles o Avô está mais pequeno na cama do hospital. Ele vai passar o Natal no hospital.
A Avó recuperá-mo-la. Precisa de mimo, de muito mimo, dizem os netos. Vão buscá-la de tarde para o mesmo Natal, este no lado materno da família dos meus filhos.

1 comment:

Patrícia said...

Fez nesse dia precisamente um ano que vim do Alentejo directamente ao hospital de Penafiel onde a minha avó estava desde há uns dias. Estava imóvel mas nada serena. Num estado dormente que já anunciava o fim.Não me viu, mas sei que me sentiu. Durante o resto da tarde pedi-lhe mentalmente que não resistisse à inevitabilidade...Porque mesmo doendo-nos seria melhor para ela.
Depois do jantar, a notícia...
Lembro-me muitas vezes de momentos passados, dos dizeres que lhe eram característicos, dos mimos que me dava, da mãe que foi para mim muitas vezes. E consegui recuperar o seu sorriso. O seu riso! E é com esse calor que agora aconhego a saudade...
Boas melhoras.