Sunday, April 20, 2008

Corações - Alain Resnais

Conversávamos à saída do filme: “ Não entendi nada do filme:” “ Eu também não” “ Não é especialmente bonito, não tem diálogos bons…” “ não se percebe aquela “gaja”, bíblias, igrejas e depois aquilo das cassetes” “ Depois estão sempre a dizer é tudo muito complicado, muito complicado e nunca sabemos a razão dos comportamentos, do porque é complicado”. “ Só se for para dizer como são frágeis as relações entre as pessoas.”

Vou por aí. Foi o que me ficou, algum desencanto que advém da monotonia das nossas comuns vidas, ainda que à noite, fora de horas, em frente à cama de um moribundo depravado, se vista a pele de bacante para ficcionar outro ser. Algum desconcerto perante a atitude jovem pura, em jogo de engate nocturno, escandalizada com o deleite do irmão, entradote, em frente aos vídeos oferecidos pela casta colega de trabalho.

Está bem. Talvez seja por aí que Alain Resnais nos quer levar, trocando-nos as voltas, não nos dando nada em troca, a não ser o espectáculo comum da precaridade das nossas vidas e dos nossos amores: tudo se faz e se desfaz num ápice.

Confesso que não percebo bem o louvor dos críticos.

De notar que Resnais faz este ano 86 anos.

2 comments:

de.puta.madre said...
This comment has been removed by the author.
de.puta.madre said...

Eu tb acho que vi outro filme ... diferente dos críticos ...mas gostei por outras razões:
está bem metaforizado a cretinice amorosa masculina e a peregrina estupidez feminina face ao amor ... que chega ao limite do masoquismo/perversão na figura da Charlotte
Eu tb acho que vi outro filme ... diferente dos críticos ...mas gostei por outras razões:
está bem metaforizado a cretinice amorosa masculina e a peregrina estupidez feminina face ao amor ... que chega ao limite do masoquismo/perversão na figura da Charlotte. Digamos que esta encarna um pouco o somatório das desilusões amorosas das outras duas personagens femininas ...O curioso - ali - é que o único personagem que não tinha tempo para o amor ( barman) era o único a conservar uma certa "pureza"/ credulidade.
Vale ...
Eu acho que os críticos são tolos mas por estas razões ... e contaram outra história na sinopse ( horríveis) criam expectativas e leituras nas pessoas que depois se confrontam com outra coisa e acabam por perder tempo e atenção para poderem fruir de uma mensagem Valida que o filme é bastante generoso em passar... Se é que posso dar ou sugerir a experiência de ir ver o filme e depois ler as criticas! É divertido ver a tolice desses senhores.
Vale!



( Bem, acho mesmo que os críticos ou não sabem ver cinema ou têm mto trabalho e não pensam ...) Não confies ...