Saturday, April 12, 2008

Toalha de chá



No passado domingo quando cheguei a casa dos meus pais vi esta toalha na mesa. Era a toalha do chá bordada pela minha Avó Sílvia. Lembro-me de ela a bordar: escolhia o tecido, o desenho, passava-o a papel químico, escolhia as linhas e as cores e depois iniciava a tarefa. Esta é bordada com "perelé" ( não tenho a certeza se é assim que se escreve mas é assim que se pronuncia). Foi com a minha Avó e com a minha Mãe que aprendi a bordar. Bordava paninhos para lhes oferecer nos anos e elas faziam anos seguidas: a Mãe a 19 de Março e a Avó a 21. O da Mãe era instruído pela Avó e bordado às escondidas para ela não saber e o da Avó ao contrário. Vejam o meu drama: tinha que bordar ao mesmo tempo dois paninhos, às escondidas e sem contar nada às instrutoras, que eram parte interessada.
Gostei de rever a toalha e achei-a lindíssima!

1 comment:

Anonymous said...

Memórias e cores familiares, arcas de memórias...
A Minha Mãe também bordava uma flores assim contentes, com as cores vivas que acabo de encontrar do outro lado do mar...