Thursday, September 11, 2008

urbanidade

“As melhores reflexões acerca da natureza da grande cidade viram-se forçadas a contrariar o mito da proximidade, mito em que a alienação, a impessoalidade ou a frieza corporizavam o mal, e que se revelou incapaz de entender os benefícios libertadores e culturais da convivência com estranhos. Um dos grandes contributos de Simmel foi precisamente demonstrar que aquilo que a crítica conservadora entendia como anonimato, alienação, desinteresse e decadência era, na verdade, uma condição para o desenvolvimento individual.”

Innerarity, Daniel; A nova Urbanidade; JA 231

A cidade como organismo democrático que permite a livre expressão da individualidade, que cultiva a tolerância, que admite o desenvolvimento do exótico, que permite a diferença, porque:
o meu merceeiro, não conhece o meu médico, que não faz parte da minha família e não é médico dos meus colegas de trabalho, nem amigo dos pais dos meus filhos, nem professor, nem meu colega no ginásio, nem meu vizinho, nem .......

No comments: