Wednesday, October 11, 2006

livros

Dantes, lia livros metodicamente. Seleccionava-os conforme os gostos do momento, mas lia-os sempre até ao fim. A não ser aquelas “pedras” que por mais que se configurassem na história da literatura ou nas convenções da época, não eram de todo superáveis pela minha persistência e vontade de conhecer. Foram poucas as recusas, entre as quais conto José Saramago, em qualquer das suas versões.
A idade permite-me agora outro à vontade. Misturo livros, que leio intermitentemente, que retomo e largo, chegando quase sempre ao fim. Releio livros que me marcaram no passado, onde procuro hoje com outros olhos a seiva que outrora tanto me alimentou.
Os livros têm um lugar e um tempo. Na cama leio romances ou ensaios que nada têm a ver com a minha vida profissional. Na sala, leio livros de trabalho e jornais ou revistas genéricas ou da especialidade. Nas viagens, estudo matérias relacionadas com o que visito. Quando estou emocionalmente desperta, para o mais ou para o menos, procuro poesia. Às vezes a literatura vem ter comigo, numa imagem, numa entrevista, numa recordação. Outras, vou buscá-la deliberadamente.
Hoje, porém, fui buscar o romance do quarto para ler na sala.

3 comments:

Anonymous said...

nos livros, encontramos as palavras que dizem o que somos, como estamos. Por isso o amadurecimentos nos deixa saltar de um livro para outro, porque ja não precisamos de avidamente ler. Precisamos tão de nos completar com as palavras dos outros.

Anonymous said...

(.......................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................comi uma romã......... depois do jantar, antes de um livro sobre o Farol de Alexandria! )

maria said...

bom, assim sendo, regressemos à leitura.