Sunday, December 24, 2006

É Natal, na Casa e na Música

A Casa e a Música. Entrei procurando o Natal, do qual já todos falam e não sinto. Talvez tenha sido ali. Talvez por, finalmente, ter tido um tempo para mim. "Vingt Regards sur l'Enfant-Jésus", de Olivier Messiaen, que pensava assustar é, felizmente, uma peça lindíssima e que me foi acessível. Uma peça que chega à porta, espreita e abraça. Junte-se a companhia (Mãe, M. e F.) e, pronto, é Natal. Na Casa e na Música. Mas tanto para fazer...

1 comment:

maria said...

Tocou-me profundamente. Porque as condições fazem o momento. Assim foi fácil entrar no universo denso de Olivier Messian, que não posso voltar a ouvir sem condições. Porque é uma música interior que me fez entender a diferença entre espiritualidade e religião, entre vivência e ritual. A coincidência entre o que se quer transmitir, o que se é e o que se transmite é completa. Aquelas imagens não poderiam ser feitas música de outro modo e aquelas imagens são a vontade e a crença profunda do seu criador. Quando a simultaneidade entre a concepção, a execução e a recepção é total estou(estamos) em presença de uma obra de arte. E este foi o caso.