Monday, October 17, 2005

Para os mais novos

Hoje, Alberto Carneiro relembrava à Joana o que dizia aos seus alunos :“Ignorante não é quem não sabe. Ignorante é quem não quer saber.” Esta é uma postura de vida. Não pudemos nunca saber tudo, porque somos ínfimos no meio de toda a informação que nos chega. Mas, sob pena de ficarmos ignorantes, não pudemos recusar saber mais, nem devemos resistir aos novos temas que se nos abrem. No mundo da informação, a desinformação é o nosso maior inimigo. E na sua maioria a informação que nos chega é superficial e pouco rigorosa, feita de falácias, de preconceitos e de estilos de vida ficcionados.
Por ignorante entendo não me perceber na minha relação íntima e individual com o mundo e com a natureza. Essa construo-a por referência a outros e com outros, por isso, também como ele diz, procuramos a informação para saber aquilo que não queremos fazer. Nada existe por si só, mas por referência, no campo da matéria e no campo das ideias.
"Quando um artista se lança na criação, só existe a sua necessidade de expressar-se enquanto indíviduo. Esta necessidade quase biológica tranforma-se numa força motriz contínua e poderosa." Gao Xingjian; Por otra estética seguido de reflexiones sobre la pintura; Editora: El Cobre
…e para os mais velhos a quem a novidade assusta!

2 comments:

Anonymous said...

Alguém me dizia, a propósito: "A ignorância é a mãe da sabedoria".
Mas eu discordei imediatamente. Partilho a frase de Alberto Carneiro: "Ignorante é o que não quer saber". Aquele que se acomoda na sua concha. Talvez por incapacidade de comunicação. Talvez por medo de sofrer.Mas eu prefiro questionar e perceber a minha relação com os outros e comigo mesma. E saber, saber,sem desinformação.

maria said...

Bem vinda! É sempre bom contar com mais ideias, despretenciosamente ...porque este é o nosso espaço. Pelo menos assim quero que seja.
Ficam sempre algumas ideias relacionadas, que no momento não cabem no pensamento. E as palavras são como as cerejas, os pensamentos também, a vontade de perceber outros lados, essencial, ainda que só e apenas, para nos posicionarmos.