Sunday, September 25, 2005

Drogas Somáticas

Mesmo antes do post conjunto que faremos sobre “Os EduKadores”, filme de Wans Weingartner, que fomos ontem ver, gostaria de deixar uma pequena reflexão sobre um tema levantado que me motivou. Em conversa, Ian referia a Jule que as drogas que o nosso corpo gera são poderosas. Ela adiantava: “A adrenalina?”; ele respondia: “O medo”.
O conjunto de comportamentos destemidos e sem limite que tem origem em estados de pânico, ou outros, menos impulsivos e mais pensados, que têm também por trás situações de medo, como o medo da morte subjacente a um diagnóstico de doença incurável, relembro “ O Amigo Americano” de Wim Wenders, são de facto efeitos dessas drogas construídas dentro de nós, somáticas – biológicas e mentais. Há uma outra, de que eles não falaram explicitamente, mas que perpassou nos comportamentos dos três amigos: o ciúme. Sob este ponto de vista “Os Edukadores”, ainda que correndo o risco de fazer uma exaltação romântica da amizade, dão dela uma perspectiva utópica, que nos permite o conforto de sonhar, ainda, com a bondade das relações humanas.

2 comments:

Anonymous said...
This comment has been removed by a blog administrator.
Anonymous said...

Ainda sobre o medo ...Agustina
"O medo é o que impede que tudo o que chega às maõs dos homens não se torne em sua propriedade. Basta produzir uma impressão que não se pode explicar, inserindo no medo o desconforto da culpa."
É então que se fica aquém da vida ...

4