Tuesday, October 11, 2005

Um voto faz a diferença!

Teria também que dizer alguma coisa sobre as autárquicas. Não me apetece dizer nada de comum: “ Que desastre! Isto cada vez está pior! Ao menos o Avelino Ferreira Torres não ganhou em Amarante (triste consolação)! Temos o país que merecemos.”
Sim senhor! Este é o país que temos, eu sou cidadã eleitora. Votei na freguesia de Vermoim, concelho da Maia, Escola Preparatória Gonçalo Mendes da Maia, na mesa de voto nº 1, com o cartão de eleitor 1699.
Mas, … em Manteigas o PSD ganhou ao PS por um voto. Como é lógico e evidente o candidato do PS pediu para recontarem os votos. A Comissão Nacional de Eleições disse que não era possível porque as actas estavam todas assinadas sem ter havido, no acto, qualquer contestação.
Porque é que o que é lógico se torna impossibilidade? Somos escravos das leis, do papel?
Mas o lema denominador comum de todas as campanhas foi: “ Primeiro as Pessoas”. As pessoas não se enganam e um voto legitima uma equipe, com maioria absoluta, para governar quatro anos. Um voto faz a diferença!

4 comments:

Anonymous said...

... fará DE FACTO alguma diferença ?

"Um estranho paradoxo: as pessoas, quando agem, têm em mente o interesse privado mais mesquinho, mas ao mesmo tempo, no seu comportamento, são mais do que nunca determinadas pelo instinto das massas. E mais do que nunca, o instinto das massas tornou-se errado. O obscuro instinto do animal - como inúmeros episódios o comprovam - encontra a saída para o perigo iminente mas ainda invisível. Em contrapartida, esta sociedade, onde cada um tem apenas em vista o seu próprio interesse mesquinho, sucumbe como uma massa cega, com estupidez animal mas sem a estúpida sabedoria dos animais, a todo o perigo, ainda que muito próximo, e a diversidade dos objectivos torna-se insignificante, ante a identidade das forças determinantes."
Walter Benjamin

Anonymous said...

... é no que dá as pessoas assinarem de cruz, sejam actas, boletins do totoloto ou de voto!

A

maria said...

É muito fatalista... mas leva a pensar se o sistema da democracia representativa é o melhor e o menos preverso. Por isso às vezes temos a tentação de regressar ao passado e ir estudar outras formas de organização social... nem que seja para respirar um pouco de ar fresco.

joana said...

ao anónimo 1:

UM VOTO FAZ MESMO A DIFERENÇA!

(Não se vai a lugar nenhum pensando que ou se vota por mesquinhez ou para seguir a tendência das massas. E, mesmo que assim seja, cada um é livre de votar pelas razões que quer. Gosto de acreditar que o meu voto faz diferença, porque, se não o fizer, não saio de casa, em dia de eleições. Fico embrulhada em cobertores a pensar que foi votar quem vota nos grandes, porque vão ganhar e as pessoas gostam de estar do lado dos vencedores. Um voto faz diferença nem que seja para remar contra a maré.)