Thursday, March 30, 2006

europa

Por acaso a procurar a Antena 2 caí numa entrevista de Luís Osório a Carlos Magno na Rádio Clube. Por entre as imensas coisas que Carlos Magno diz, que não me interessa nem faria sentido aqui transcrever, fiquei presa quando os ouvi falar da europa e da “ Ideia de Europa” de George Steiner, livro que me foi delicadamente oferecido há uns meses atrás e que, não só me cativou, como me construiu. Dizia Carlos Magno que " ...esta é a ideia mais luminosa de Europa que conheço". Concordo. Li o texto de George Steiner de um fôlego e percebi-me europeia e confortada com isso. Referia ainda Carlos Magno a resposta que lhe dera Agostinho da Silva numa entrevista quando este lhe perguntou se deveríamos pertencer à Europa: “A Europa é o único sítio do mundo onde nós portugueses nunca estivemos”... e estivemos na Índia, na América, na África e na Ásia.

No comments: