Saturday, March 11, 2006

pontuação

Pontuar a vida com momentos especiais é um segredo para viver bem.
A rotina, tantas vezes identificada como uma causa de insatisfação faz sentido quando pontuada. Com uma exclamação, com reticências, com parênteses, com uma interrogação, até com uma vírgula. Nunca com um ponto final. O ponto final limita a respiração – conclui.
Todas as outras pontuações do dia a dia, programadas ou imprevistas, são bem vindas. Abrem perspectivas e restituem o infinito, no momento. Pode ser uma conversa, uma prenda, uma festa, uma exposição, um concerto, uma conferência ou até um momento especial no trabalho. Cabe descobri-los, programá-los, inventá-los ou simplesmente vivê-los quando aparecem. Mesmo que vividos solitariamente são sempre momentos de diálogo, com outros seres vivos e com a humanidade. O que dá sentido à nossa dimensão una e vertical. Verticalidade aqui entendida como a dimensão do ser humano único que se enraíza na terra, como uma árvore e se eleva até ao infinito, céu.
(Estou grata a quem me educou neste dom de saber viver)

4 comments:

Anonymous said...

«Viver, entretanto, é ver, ir vendo/ E também ver inclui dormir / Sem que nada se desfaça ou exclua/ No interior dos sonhos
(…)
Sempre viver inclui andar percorrer voar/ de avião ou com braços ou num ser de mais/ Rodas que nos conduza/ a outro sentido ambulatório.»

Luiza Neto Jorge














Pode ser .................o sorriso ..................o olhar.....................!

maria said...

Isso mesmo. Luiza Neto Jorge já não nos acompanha, pelo menos nesta, peregrinação. Pelo ar, pelos sonhos, matéria tão livre, que desafia a nossa ética, num ser de mais...

joana said...

Agarrar o mar e a alegria das músicas dos sea and cake. Agarrar esta expressão e arriscar tudo, até o que não há para arriscar. Arriscar não sentir é estúpido quando se deve só sentir. Tudo o que existe é para sentir, ora! Arriscar ser feliz mais uns minutos, nesta vida cambaleante. Conduzir de Viana até Campanhã e perder a conta aos carros ultrapassados, depois dos vinte um. Dizer que ultrapassei vinte e um mais. Qualquer dia faço vinte anos e o meu irmão já é mais alto que eu. A única coisa que sei é que já sei ser feliz.

maria said...

Ainda bem que regressas bem.