Sunday, July 16, 2006

Laurie Anderson e Songs and Stories


Laurie Anderson é uma contadora de estórias. E não digo apenas uma contadora de estórias. Quem sabe contar estórias, inventar estórias, torná-las reais, é um ser superior, talvez um patamar próximo de Deus ou das nuvens do céu. Laurie Anderson é uma contadora de estórias e talvez o público devesse sabê-lo, quando compra os bilhetes para as perfomances. E digo performances e não concertos. E talvez ela devesse sabê -lo e deixar-se de cantorias.
Song and stories
, o seu último espetáculo (que tive o prazer de ver na casa da música, no passado dia 13, vinte lugares afastada da Raquel e, ainda assim, com ela) é delicado e delicioso, mas longe da simplicidade perfeita da perfomance anterior (que eu e a mãe vimos no teatro s. João), The End of the Moon. As canções são bonitas e as estórias lindíssimas. Ela, ao falar, enche o palco, como sempre. Só precisava dela. Dela e das estórias dela. E nada mais. Tudo o resto é adorno: não é necessário o cantar, a projecção de imagens e até os outros instrumentos. O violino dela, esse chegava. Em suma, queria um s.joão dois, mas, ainda assim, tive um espectáculo excelente.
De realçar é a história dos pássaros e do tocador de flauta. São poesia. Mas o público, nem o mais culto, é educado para a beleza e para a sensibilidade. E eu tenho pena e, a mim, dói-me que nem toda a gente saiba abrir a boca de surpresa e abane a cabeça por não suportar tamanha beleza. Mas nós conseguimos, não é? Eles não.

1 comment:

Anonymous said...

What a great site, how do you build such a cool site, its excellent.
»